quarta-feira, 3 de junho de 2009

Game over. O jogo diabolico da anorexia.


Sara uma menina normal, que teve anorexia e sobre da doença até hoje.

Uma dia, durante as férias de julho, Sara se olho no espelho e resolveu: " Vou perder 2 quilos". A lógica era simples: se emagrecesse, poderia comer tudo que quisesse po um tempo sem dor na conseguencia. Decidiu fazer uma dieta a base de frutas. Em alguns dias, alcançou seu objetivo. Olhou-se no espelho. "Ok, vo perder mais 2". Passou a comer so mamão. Emagreceu mais 2 quilos e então achou melhor parar. Parar de comer. Em um mês perdeu 10 quilos, chegando a0s 40kg, bem pouco para os seus 1,67cm.
Até então, sua mãe achava que a história era so uma bobagem de adolescente. Mas Sara, com 15 anos, continava emagrecendo. Começou a controlar as compras de supermercado, a destruir tudo o que pudesse lhe passar vontade, a afastar qualquer cheiro de comida.
Tinha travado ma disputa com ela mesma: sua meta era estar cada dia mais magra que no dia anterior.
Era uma disputa cega. Por causa dela, Sara conseguia aguentar um sofrimento horroroso. " Se eu ficava sentada, sentia minha pele entrando sobre meus ossos, se ficasse em pé era dificil aguentar as dores nos ossos do calcanhar batendo no chão", lembra ela. O jogo de Sara cobrava um preço alto: ela tinha de desistir dos pais e dos amigos. Na cabeça dela, o mundo havia resolvido armar um complô: qeriam que ela ficasse mais gorda que eles, não entendiam nada, exageravam tudo.
Com 38kg, foi expulsa da escola. Com 34kg da academia, Niguem queria a responsabilidade de lidar com uma menina tão debilitada. Sara foi internada algumas vezes.
Os medicos diagnosticavam anemia e desnutrição. Desde aquele dia de jlho, 3 meses e 20 quilos se passaram ate alguem descobrir o problema: Sara estava com anorexia.
A mãe de Sara buscou apoio, mas os medicos não sabiam como lidra com a doença, os psicologos se recusavam a ajudar quem nao queria ser ajudada, não entendiam que meninas com anorexia nunca qerem ajuda.

" Eu não sou gorda "

Recusada por muitos medicos que viam nela um casa sem esperanças, ficou internada por 2 meses em um hospital onde recebeu comida mas nenhum apoio psicológico, Só saiu do hostital porque percebeu que a unica maneira de se libertar dos medicos e enfermeiros era engordar de novo.
Engordou 7 quilos e foi liberada. Voltou para casa, coltou a emagrecer.
Na segunda internação, chegou a pesar 27kg em algum momento, depois de um ano no jogo de anorexia Sara começou a melhorar " Não sei bem o motivo mas, resolvi voltar a comer ". Passou a aceitar pequenas porções das comidas que mais gostava. Depois voltou a faezr as refeições em familia. Nem assim foi facil Sara trocou a anorexia pela compulsão e, como sem corpo estava quase sem musculos possou a engordar de forma desproporcional. O sofrimento foi tão grande que Sara tentou se matar. Mais de uma vez. Hoje, com 21 anos e 55kg, busca o equilibrio e a vida normal, mas ainda sente na pele no cabelo e na unha e a tortura se submeteu.
Apesar de tudo isso e do medo de voltar à anorexia, que assombra sua vida todos os dias, Sara é um milagrosso caso de recperação.

Anorexia não é frescura, É a doença psiquiátrica com a maior taxa de mortalidade do mundo.

.Reportagem feita pela CAPRICHO em novembro de 2006 ;)

Um comentário:

  1. Com certeza, ela precisa de mais atenção da familia e um psicológo urgentemente! beijos

    ResponderExcluir